O ano é 1983. A partir daquela data, os vilões dos Super Sentai começaram a se tornar personagens mais aprofundados. Antes disso, como no precursor dos Sentais, Goranger (que ainda não era Super), os vilões só eram malvados-malvados, davam risada e queriam dominar o mundo por serem malvados. E só.

メギド王子
Príncipe Megido, de Dynaman.

Com Kagaku Sentai Dynaman essa história começou a mudar. E o responsável por isso foi o Príncipe Megido, que cai em desgraça e trama contra seu próprio pai, o Imperador Aton, do Clã Imprial das Pessoas de Cauda Jashinka (Yūbijin Ichizoku Jashinka Teikoku). Pela primeira vez, um vilão tinha motivações compreensíveis para agir e não apenas pura maldade. Megido mostrou o que uma pessoa com o orgulho ferido é capaz de fazer.

Em 1984, em Bioman, a segunda metade da série trouxe um excelente desenvolvimento do Doutor Man, líder do Novo Império Gear (Shinteikoku Gear). Em um certo momento, o conflito entre o homem e a máquina quase faz com que o Doutor Man opte pela vida de ser humano. Mas seu caminho pela perfeição das máquinas se aprofunda. Ainda assim, a sua consciência como ser humano o faz criar uma réplica de seu filho, como se fosse um príncipe do Império. Nos capítulos finais, não há como o telespectador não se compadecer do vilão.

ドクターマン
Doutor Man, líder do Novo Império Gear.

Em Changeman, de 1985, o drama dos vilões foi aprofundado, ou melhor, generalizado. Buba, Shima e Ahames, que no passado sofreram com o avanço do domínio da Grande Liga Estelar Gozma (Daiseidan Gozma), foram obrigados a servir o Rei Bazu. Todos sonham em um dia reconquistar o que lhes foi tirado. No final, um a um vai traindo Gozma. Com Gata escolhendo salvar a família, o clássico episódio da morte de Buba para salvar a vida de Shima e Ahames enlouquecendo clamando por ter sua terra-natal devolta.

ゴズマ
Shima, Giluke e Buba, da Grande Liga Estelar Gozma.

Mas é em 1986, com Flashman, que o drama toma conta geral dos Sentais. Não só pela história do heróis órfãos, raptados na Terra por caçadores espaciais e criados no planeta Flash, mas também pelas revelações da segunda metade da série sobre o Cruzador Imperial Mess (Kaizō Jikken Teikoku Mess). As mutações sintetizadas no comando do Império do Monarca La Deus, consideradas apenas monstros espaciais, revelam a mesma vontade de viver que a dos seres humanos. Vale destacar a grande atuação de Koji Shimizu como Doutor Keflen e as vidas que destruiu com suas mutações sintetizadas, inclusive sua própria.

メス
Gals, Keflen, Néfer e Wandar, com o Monarca La Deus ao fundo.

Em 1987, o drama dos vilões perdeu um pouco da força em Maskman. Fora isso, a dublagem brasileira fez questão de estragar a revelação final da série chamando o Príncipe Igam de “ela” – com isso já dá para saber qual era a revelação.

Em 1988, o drama entre heróis e vilões é levado ao ponto máximo com Liveman. A Armada do Exército Cerebral Volt (Busō Zunō Gun Volt), comandada pelo Grande Professor Bias, quer eliminar os seres humanos inferiores e criar um mundo ideal de gênios superiores. Para isso, age na ganância de três estudantes geniais para eles deixarem a Academia e se juntarem a Volt. Dois colegas do herói Red Falcon são mortos e assim começa a história. A série é épica em retratar a sede pelo poder, a dúvida do caminho escolhido e o conflito interno de heróis e vilões. Em Liveman não existe maldade, mas sim motivações, muitas vezes opostas.

ボルト
Gash, Doutor Obura, Grande Professor Bias, Doutor Kemp e Doutora Mazenda da Armada do Exército Cerebral Volt.

Em 1989, Turboranger prossegue com o conflito de escolhas entre heróis e vilões. A partir da segunda metade da série, começa a história de Yamimaru e Kirika. Excluída, traída e relegada, Kirika vê em Yamimaru o único a lhe estender a mão. Já para Yamimaru, Kirika é o que o mantém ligado ao sentimento humano que ele tenta relegar.

ヤミマル キリカ
Yamimaru e Kirika do Bōma Hyakuzoku.

Em 1990, em Fiveman, o drama é quase todo dos heróis que perderam os pais. Porém, no final, quando a verdade sobre o Exército Imperial Prateado Zone (Ginteigun Zone), e a Imperatriz Galática Medo, é revelada, tudo pelo que os vilões lutavam começa a desmoronar, o Império em si se esfacela e os verdadeiros sentimentos dos vilões afloram.

ゾーン
Dongoros, Billion, Capitão Garoa, Doldora e Zaza na Nave Galáctica Barugaiya.

Em 1991, Jetman, considerado por muitos o melhor Sentai já exibido, o Grupo de Batalha Dimensional Vyram explora ao máximo o conflito de sentimentos entre heróis e vilões. Maria, uma das vilãs, é a noiva de Ryu Tendo, o Red Hawk, e foi considerada morta em um ataque de Vyram. Sem um líder, os vilões competem entre si para decidir que comandará Vyram. E Toran, que sofre ao ser ridicularizado pelos outros vilões, vai se vingar de todos ao se tornar o Imperador Toranza. O última cena, do último episódio, traz uma perda que marcou para sempre os Sentais.

バイラム
Maria, Grey e Radiguet, de Vyram.

Em 1992, com Zyuranger, o primeiro Sentai ‘sabanizado’, encerra-se esse período dramático. Mas o que foi construído em oito anos mudou para sempre os padrões de vilões de Sentais. Em algumas séries mais esteriotipados, em outras mais realistas. Mas os vilões maus que davam risada e só queriam conquistar o mundo acabaram. Muitos tem até motivações melhores para conquistar o mundo do que os heróis para defendê-lo.