Neste final de semana, fui testemunha ocular de como os japoneses estão dominando o mundo. É um plano simples e muito eficiente. As pessoas aderem de boa vontade ao plano e ajudam a ampliá-lo. Não se trata de nenhum estratagema desenvolvido no gabinete do primeiro-ministro, talvez seja até involuntário. Ou a única motivação seja econômica mesmo, mas o Japão está dominando o mundo através da cultura.

Não só a cultura clássica japonesa está na moda, mas os mangás (quadrinhos japoneses), animês (animação japonesa), tokusatsu (séries de heróis japoneses), games, música, moda e mais uma infinidade de outras manifestações relacionadas à moderna cultura pop japonesa, algumas não tão pop.

Samurai
Japão: uma nação formada através da honra da espada.

E neste fim de semana começou o Anime Friends 2010, o maior encontro de fãs da cultura japonesa da América Latina. O AF é uma espécie de quartel-general da batalha pelos corações e mentes dos adolescentes e jovens. Milhares de pessoas reunidas entorno de uma mesma paixão por aquilo que vem do Japão. E em uma sociedade que reprime tanto o que está fora do padrão, o AF é um oásis para as pessoas se manifestarem como quiserem. Quase não há rótulos, há gostos diferentes.

Street Fighter no AF
Fãs de Street Fighter trocam os papéis.

Alguns passeiam pelo local com seu cosplay, afinal não existe idade para sonhar. Outros babam nas vitrinas apreciando os bonecos de seus personagens prediletos. Há ainda aqueles que soltam a voz na competição de Animekê (karaokê de músicas de animês). Alguns ficam nas salas de exibição acompanhando o que há de mais novo na televisão japonesa. Outros vendem até a mãe para saírem carregados de mangás a preços promocionais. Também há espaço para os gamemaníacos, os admiradores das danças e artes marciais orientais e os apreciadores da excelente culinária asiática. O Anime Friends é, antes de tudo, um grande espaço para as pessoas se expressarem.

Kamen Rider Amazon
Kamen Rider Amazon, o rider amazônico que recebeu seus poderes dos incas (!), destroçando um inimigo.

E todo esse universo cresce cada vez mais. O mercado de mangás no Brasil aniquilou o de HQs e gibis. Até a Mônica ressuscitou como mangá. Hoje, são mais de 30 títulos nas bancas. As principais audiências dos programas infantis da TV contam com animês. O número de produtos licenciados relacionadas à cultura oriental cresce a cada dia. Mas o que faz a cultura japonesa ser mais poderosa do que qualquer batalhão de samurais nas antigas guerras pelo poder do shogunato?

Shinichi Ishihara, Akira Kushida e Takayuki Miyauchi
Shinichi Ishihara, Akira Kushida e Takayuki Miyauchi. Os cantores japoneses, porta-voz do espírito do Japão.

Nihon tamashii 「日本魂」. Esse é o diferencial. O espírito japonês inflama o coração de crianças, adolescentes e jovens. Através da expressão da cultura japonesa, eles veem seus temores, dúvidas e alegrias. É uma cultura que fala à realidade do que você encontra na sua casa e da porta para fora. E essa constante busca pela superação, por mostrar que o importante não é a vitória, mas sim o caminho pelo qual se passa em busca dela, é que está fazendo a cultura japonesa dominar o mundo.

Anúncios